O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estou a marimbar-me para eles

Tem estado uma caloraça que não se aguenta. Só se está bem no ar condicionado ou ao lado de uma ventoinha. Já uma pessoa não se pode acreditar em ninguém. Não é que os meteorologistas franceses juravam que vinha aí o mais frio verão de que há memória? A previsão saiu-lhes furada. Já não me lembro de tantos dias seguidos com o termómetro acima dos 30. Está de ananases, como diria o Eça.

Lá em casa tem sido um inferno. Como é o último andar, os quartos aquecem durante o dia e à noite, quando vamos dormir, até parece que estamos a entrar numa sauna. O João, o meu mais pequenino (faz 13 anos no mês que vem), quando não consegue adormecer vai para a varanda. Esperto, o rapaz.

O apartamento até é porreiro, gostamos muito dele, mas tem o defeito de ser quente no verão e frio no inverno, ou seja, o clima ideal para as cerejas. Noutro dia, estive em Resende e explicaram-me que as cerejas pedem temperaturas extremas, muito frio e muito calor.

Nestes tempos destrambelhados de aquecimento global, precisamos de gastar umas massas em vidros duplos e convencer o condomínio a investir no isolamento térmico da placa - nada de mais, afinal somos um país corticeiro -, para beneficiarmos de mais conforto na nossa casinha, que está boa para as cerejas, como diria o Eça, que, como se sabe, casou com a filha do conde de Resende, e Tormes fica mesmo ali em frente, na outra margem do Douro.

Mudando de assunto. Estou muito confiante na próxima época, apesar de o nosso Porto ter ainda alguns nós (Fernando, Rolando, Atsu......) para desatar. Espero que a SAD tenha aprendido com o Álvaro Pereira. E estou curioso para ver quem vai fazer de Moutinho e se o Iturbe finalmente se revela um Messi.

As notícias que vêm da Luz são animadoras, apesar de, por este andar, não irem conseguir bater o recorde das contratações no defeso, feitas através da capa de "A Bola". De resto, continuam iguais a si próprios. O pândego do Jesus imitou o ministro da Propaganda do Saddam, declarando que "o Benfica está próximo de ter a hegemonia no futebol português" . E pelos vistos vão ficar com o Cardozo, uma bomba--relógio pronta a explodir a qualquer momento. Lindo. Continuem assim, pois estão no bom caminho!

Bom, o espaço está a esgotar-se e acho que devo uma explicação a quem se deu à maçada de ler até aqui por estar convencido que eu iria emitir a minha opinião sobre coisas tão melancólicas como a situação do país, o segundo resgate, as eleições antecipadas - ou as canalhadas praticadas por políticos sem qualidades nem virtudes, para os quais me estou a marimbar. Não lhes dou confiança.

Não me apanham a fazer devaneios sobre a nossa democracia empobrecida ou em incontinências metafísicas próprias de mulheres na menopausa ou de homens sem assunto. Sou da velha guarda. Não gasto cera com tão ruins defuntos. Prefiro fazer conversa sobre temas que interessam, como o tempo ou o futebol. Até porque quem realmente manda e decide não mora em Lisboa - mas em Bruxelas, Frankfurt e Berlim.


Jorge Fiel, no JN

Sem comentários:

Enviar um comentário