Fórum das Regiões: A análise racional de vários projetos megalómanos, a nível Nacional, que não sairam do papel, o ultimo dos quais é em Paredes!
O mais recente projecto que parece estar por um fio, quase a tombar para o arquivo, é o "PlanITValley",em Paredes, no valor de 10 mil milhões de euros. O início estava previsto para Setembro de 2010, a ideia era fazer de 1680 hectares de terreno uma cidade ultramoderna, equipada com uma rede de milhões de sensores, comandada por um sistema similar ao cérebro humano, que proporcionaria uma completa interactividade entre os seres vivos e os inanimados.
Anunciou-se que, dentro de quatro anos, mais do dobro da população do concelho, ou seja, 225 mil pessoas, estaria ali a residir. "Nas próximas semanas vamos ter novidades que vão abrir muitas bocas de espanto", disseram ao Expresso há um ano. "O que menos me preocupa são as datas. As coisas estão a concretizar-se. Entre a agência municipal e a LivingPlaNIT, já passámos por uma carta de intenções, um memorando de investimento. Agora já assinámos um contrato de investimento, como resultado de dois anos de trabalho", dizia ao "Público", no passado mês de Março, o presidente do município, Celso Ferreira, que, há dias, reafirmava a sua crença no projecto, cuja empresa promotora diz ser um "laboratório vivo", a primeira de uma nova geração de cidades inteligentes que começará a construir pela Terra. Quem sabe?
Revista ÙNICA
Jornal Expresso de 11 de Novembro