O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LIBERDADE vs SEGURANÇA!

Passaram 10 anos sobre o 11 de Setembro. Este ato terrorista que abalou os Estados Unidos da América e todo o Mundo, é e será sempre uma marca indelével da história do séc. XXI.

O Mundo vive desde finais do século passado e viverá ainda num futuro próximo, uma mudança de paradigma, uma mutação, que um dia a história se encarregará de registar. Nada será como dantes.

Basta referir sobre o 11 de Setembro, que quando foi ordenado à Força Aérea Americana a sua intervenção para pôr cobro aos desvios de aviões que iam sucedendo nos céus do País do “Tio Sam”, estes puseram em ação o protocolo (regras de atuação) que estava em vigor desde os velhos tempos da guerra fria, ou seja, não sabiam como lidar com esta “nova forma de guerra”. O paradigma já estava mudado.

Um dos aspetos que mais importa referir e a pergunta que devemos colocar a nós próprios, é saber o que prevalecerá como valor fundamental para nós ou aquilo que achamos mais importante, nomeadamente no mundo ocidental, a Liberdade ou a Segurança? Este é o binómio fulcral do novo século. Até onde deve ir a necessidade de termos Liberdade e quando deve começar a imperiosa necessidade de termos Segurança?

Tal como na vertente política, económica, financeira e social, também aqui a Europa terá que se decidir, entre ter um grande País com mais segurança, ou ter vários Países com menos segurança.

Bom senso de Seguro…

Ao tomar medidas que visam decretar o fim da “disciplina de voto” para os deputados do PS e transmitir a intenção de definir regras internas para combater o enriquecimento ilícito, aplicadas aos militantes do PS que desempenhem ou venham a desempenhar funções públicas, dá-nos a entender que o novo líder do PS percebeu os erros que todos cometeram no passado e continuam a cometer, e quer mudar de vida. Que assim seja!

Por cá…

Não é nada de novo, mas a verdade é que as autarquias estão com muitas dificuldades financeiras, muitas delas à espreita de um qualquer “plano de saneamento financeiro”.

Mas crise é conceito que para a nossa autarquia não existe. Nesta altura do “campeonato”, o nosso autarca mandou passear para Timor Leste dois dos seus Vereadores. Porquê e para quê? Será que o autarca quer fazer de nós, munícipes de Paredes, um bando de “otários”?

Já agora e a talhe de foice pergunto, como é possível a Câmara de Paredes e o seu edil, andarem envolvido em negócios (na famosa cidade inteligente!) com um indivíduo chamado Steven J. Lewis, que é procurado nos Estados Unidos da América (https://fortress.wa.gov/dshs/csips/mostwanted/)? Para mais, no sítio da net que referimos, vem referida como última residência conhecida do Sr. Lewis, Paredes, Portugal. Que boas referência o nosso autarca trás para o nosso concelho.

José Henriques Soares
Fonte: Jornal Verdadeiro Olhar

ASSUNÇÃO ESTEVES – Presidente da Assembleia da República

ASSUNÇÃO ESTEVES – Presidente da Assembleia da República - Reformou-se aos 42 anos de idade…cansada…muito cansada…

"Quadro do partido laranja, e pelo seu partido escolhida para o cargo mais alto da representação do Estado, a seguir ao presidente da República. Aqui se denuncia uma ética política, aqui se denuncia um açambarcamento faccioso, aqui se denuncia uma mentalidade de rapina.

Uns têm que trabalhar até aos 65 anos com reformas cortadas em 20%, mesmo que tenham descontado para a reforma durante 40 anos ou mais. São os trabalhadores portugueses, o grosso da população, a classe mais débil, a mais necessitada, a que deveria de ter mais apoios do Estado. Aquela que tudo produz!

Esta personagem importante da quadrilha que governa Portugal, reformou-se aos 42 anos, com 2.445€/mês, após 10 anos de trabalho.

Os portugueses todos, têm de ganhar a consciência que esta canalha de gente nos destruirá. Dizimar-nos é o objetivo central do grande capital financeiro. Fá-lo-ão de qualquer maneira, sabedores que são, que o seu sistema político não lhes resolve o problema de enriquecimento ilícito ao mesmo tempo acompanhado de algum bem-estar social de décadas atrás. O capitalismo tem como meta a atingir a dominação total dos povos e reduzi-los a uma nova forma de escravatura."
PAUL ELOUARD – “É preciso voltar a despertar veredas, a descerrar caminhos, a extravasar as praças e a gritar o teu nome – LIBERDADE”

Fonte: Jornal Público

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Louvor por um mês de trabalho

Educação: Adjunto de Isabel Leite teve passagem fugaz pelo governo

A secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, atribuiu um louvor a um adjunto do seu gabinete que exerceu funções apenas durante um mês. Em 30 dias, a governante assinou um despacho de nomeação e outro de cessação de funções.

De acordo com o Diário da República de 22 de Agosto, Isabel Leite nomeou para assessor do seu gabinete Davide Gonçalves da Silva Foguete. Esta nomeação produziu efeitos a partir de 25 de Julho. No dia 25 de Agosto, precisamente um mês depois de iniciar funções, a secretária de Estado assinava um novo despacho: "No momento em que cessa funções, é-me grato conferir público louvor ao adjunto do meu Gabinete Davide Gonçalves da Silva Foguete pelas qualidades pessoais evidenciadas e pelos sentidos de dever e lealdade demonstrados durante o período em que exerceu funções no meu gabinete", lê-se no Diário da República de 2 de Setembro.

Sobre este caso, o Ministério da Educação limita-se a dizer ao CM que "a exoneração de Davide Foguete foi feita a seu pedido, por questões pessoais".

Fonte: Correio da Manhã