O Fórum das Regiões acha muito estranho tudo isto. Então, aquando da votação de um diploma semelhante na AR, há cerca de 6 meses, o PSD não se absteve? Pois foi. E agora...
Proposta - Passos Coelho diz que quer aumentar produtividade
A solução não é original, mas o PSD, se vencer as eleições legislativas de 5 de Junho, quer reduzir feriados e pontes para aumentar a produtividade. O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, disse, em entrevista à Lusa, que não quer acabar com o dia de Natal ou os feriados em geral do País.
"Temos demasiadas datas com feriados que muitas vezes ocorrem ao longo da semana em períodos que quebram por inteiro a produtividade de todo o País. Podemos na mesma celebrar esses feriados sem que isso se torne um empecilho para a capacidade de produzir mais e de sermos mais competitivos", declarou.
"Precisamos de racionalizar melhor o gozo dos feriados e temos de acabar com alguns deles", acrescentou.
Em Leiria, questionado pelo CM, Passos Coelho reafirmou: "Nós precisamos de ser mais produtivos. Temos de trabalhar mais e aproveitar melhor o tempo que temos pela frente". Mas não especificou, mais uma vez, a proposta em dia de feriado municipal .
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou a ideia "inadmissível", afirmando que se trata de uma "história velha" da direita.
Em 2010, as deputadas eleitas pelo PS Teresa Venda e Rosário Carneiro apresentaram um projecto de resolução que previa a redução de 14 feriados nacionais para dez, como em Espanha. O texto foi chumbado pelo PS e tanto o PSD como o CDS, apesar de favoráveis, abstiveram-se como recorda ao CM Teresa Venda. A deputada elogia agora Passos, sublinhando que antes "os feriados" do que cortes nas férias. Teresa Venda entregou um projecto-lei ao líder parlamentar do PS, Francisco Assis.
Por:Cristina Rita/Isabel Jordão com F.G.
Imbecis! Na proposta que 2 deputadas independentes do PS fizeram à ASR sobre a mesma matéria e cujo objetivo era o mesmo, o PSD (e o CDS/PP) absteve-se!!! E agora vem com esta proposta? Brrrrr...
ResponderEliminarÉ um ataque aos trabalhadores, sem nenhuma justificação. Deliberadamente omitem que nos países onde praticam esse sistema, quando os feriados calham ao fim-de-semana movem-nos também de forma que todos os anos se trabalha o mesmo número de dias. Já para não falar na desigualdade dos dias de férias, que em Portugal são regra geral 22 dias. Os patrões já têm possibilidade de ter os funcionários a trabalhar nos feriados, pagando! Os feriados não são nenhum empecilho à produtividade, antes pelo contrário.
ResponderEliminarA medida de mudar os dias dos feriados para o fim ou início da semana é algo que não é compreensível.
ResponderEliminarSe o problema é acabar com as pontes, então a solução é não conceder pontes. Nem todos os trabalhadores da função pública beneficiam desse sistema: professores, empregados de transportes públicos e outros, além dos trabalhadores de empresas privadas. Para um exemplo ridículo, se numa semana, existir um feriado na 3ª e outro na 5ª feira, nessa semana ninguém trabalha porque há ponte na 2ª e 6ª devido aos feriados. A 4ª feira, como fica entre feriados e pontes, será uma super-ponte.