O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Só Lisboa e Madeira têm poder de compra superior à média da UE

Fórum das Regiões: A região Norte que é aquela que sempre foi e continua a ser o motor do País, surge novamente, tal como sempre, como o "elo mais fraco deste País", não por demérito, mas sim, porque alguém assim quer...




Lisboa é a região portuguesa com maior poder de compra


 Lisboa e Madeira são as únicas regiões portuguesas com um nível de poder de compra superior ao da média da União Europeia. Os números divulgados hoje pelo Eurostat mostram também que o Norte é a região mais pobre de Portugal.

Em 2009, o PIB per capita, expresso em paridade de poder de compra, representava 112,4% da média europeia em Lisboa. Ou seja, estava 12,4 pontos percentuais acima do valor médio registado nas 271 regiões da UE. Já a Madeira estava 4,9 pontos acima dessa média (104,9%).

Segundo estes dados, o Norte continua a ser a região com poder de compra mais baixo de Portugal, com 63,6%, seguido pelo Centro, com 66,5%.

No total, o poder de compra de Portugal representa 80% da média comunitária.

Entre os 27 países da União Europeia, o poder de compra varia entre 27% da média europeia na região de Severozapaden, na Bulgária e 332% em Londres, no Reino Unido. No conjunto da da UE existem 17 regiões com poderes de compra superiores a 150% e 22 com valores inferiores a 50% da média comunitária.


Fonte: JN e Dinheiro Vivo

1 comentário: