O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

UMA REGIÃO QUE NÃO É VISTA COMO “A REGIÃO”!

Não é de hoje. É desde sempre e, para simplificar, direi que é desde1974. A região Norte que sempre foi e continua a ser a mola impulsionadora do crescimento do País (nomeadamente através das exportações), mesmo em tempos de crise, é constantemente vilipendiada pelo centralismo de Lisboa, isto para não utilizar outros termos.

Encerramento da ligação ferroviária Porto – Vigo…

Trata-se de uma notícia recente, a CP decidiu terminar as ligações por comboio entre Porto e Vigo. Não chega terem portajado o principal eixo de ligação entre o Norte e a região da Galiza, agora vão encerrar a ligação por comboio. Pergunto, porque não encerram também a ligação Lisboa – Irún – Madrid, que apresenta mais prejuízos?

O turismo…

Começa a ser ridícula a forma como o Instituto turismo de Portugal “centraliza” muita da sua atenção num único destino turístico que é o Algarve. Lembram-se do programa Allgarve? Aqui é aplicado muito dinheiro que não tem o retorno devido, dado que os resultados estão abaixo do esperado.
Algarve, Lisboa e Madeira são a base da estratégia nacional de turismo e só depois vem o resto do País, sendo esquecidos alguns “destinos emergentes”.
Vem isto a propósito da notícia de que a procura turística das caves do vinho do Porto em Gaia, aumentou perto de 10%. Acresce, paralelamente, o sucesso de outro destino turístico, o Alto Douro Vinhateiro. A verdade é que, infelizmente, estes destinos turísticos de sucesso não teem merecido o mesmo olhar “apaixonado” por parte do ITP.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro…

Este aeroporto é um caso de sucesso. É um dos ícones da região Norte. O início das operações das low coast no Porto, veio dar um impulso ainda mais forte ao sucesso e aos lucros deste equipamento. Mais, contribuiu também para o acréscimo turístico da nossa região.
O sucesso financeiro do “nosso” aeroporto, faz inveja aos centralistas e por isso pretendem englobá-lo no pacote geral de privatização da ANA, para assim o nosso, pagar os prejuízos dos outros.
Faz bem o presidente da AEP (Associação Empresarial de Portugal) ameaçar reivindicar a sua gestão autónoma, julgo até que deverá quanto antes exercer essa vontade, não vá o centralismo “abocanhar” o aeroporto do Porto.

Partido forte a Norte…

Na conferência organizada pela TSF na passada 6ª feira, Pinto da Costa e António Salvador afirmaram que o Norte precisa de um partido forte para defender os seus interesses. Estas afirmações teem todo o sentido, mais ainda se o mesmo tiver uma liderança igualmente forte.
Se a liderança desse partido, for à imagem do próprio Pinto da Costa ou de Alberto João Jardim, aí sim, o centralismo latente iria tremer e outro galo cantaria. O Norte passaria a ser respeitado e o País passaria a ter norte.

Paredes já tem o seu Coentrão…

Será que os cidadãos de Paredes sabem o que é a Gesventure? Talvez não. Trata-se de uma empresa, de consultoria basicamente financeira e tem atividade “…como catalisadora de capital de risco…” em Portugal.
É então uma empresa privada, logo obedece aos interesses de quem lhe paga e trabalha com capitais de risco.
Esta análise serve para vos dar conhecimento, de que foi esta mesma empresa que distinguiu o autarca de Paredes como “autarca empreendedor do ano”, tendo por base critérios assentes em obras que não estão executadas e que talvez nunca venham a estar.
Coentrão, já foi para o Real de Madrid, e o “nosso Coentrão” quando e para onde irá? Vejam os meus concidadãos, em que mãos Paredes anda!

José Henriques Soares

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