O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

ADEUS SCUT`s…OLÀ SCUT`S!

ADEUS SCUT`s…OLÀ SCUT`S!
O nosso estimado Primeiro-Ministro é muito simpático para a nossa região, adiou por mais um mês o início da cobrança das portagens nas SCUT`s.Segundo os montantes que o governo transmitiu ao País, as 3 SCUT`s que pretende portajar no imediato, custarão ao orçamento de estado, ou seja, a todos nós, cerca de 750 milhões de euros por ano e terá de ser pago às respectivas concessionárias (são as ditas parcerias público-privadas em cena).Ainda segundo dados do governo, com a introdução das portagens, o estado iria arrecadar cerca de 150 milhões de euros por ano, ou seja, aproximadamente 30% do valor e o restante irá retirar do orçamento de estado. Mas isto era quando não se falava em isenções, mas se houver isenções para residentes e empresas, essa percentagem cairá para quanto? 15%? Como serão definidas e geridas essas isenções?Agora, façamos algumas contas à moda de casa para reflectirmos um pouco:1- O orçamento de estado dá todos os anos mais de 100 milhões de euros para subsidiar os partidos políticos. Porquê que estes senhores não se sentaram à mesma mesa e decidiram, por exemplo, cortar 50% nesse valor? Poderiam aqui poupar 50 milhões de euros por ano;2- A constituição da república permite que o número de deputados, que em vez de serem o máximo de 230, que é o que existe, poderia ser de 180. Com menos 50 deputados poderiam poupar outros 50 a 60 milhões de euros ano!Ou seja, com estas 2 medidas, poderiam poupar o suficiente para não castigar mais os cidadãos e as regiões com esta medida “louca” de portajar estas vias.

FdR.

Sem comentários:

Enviar um comentário