O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quebras de consumo nas áreas de serviço das antigas SCUT atingem 60%

Forum das Regiões: Não nos parece que os cidadãos devam ter pena da Galp e, muito menos, da Cepsa ou da Repsol! Os grandes lesados aqui são os cidadãos, que precisam de circular no seu território e, mais uma vez, foram enganados! Era importante sim, tal como a comissão de utentes do Algarve fez, era "decretar" que o Presidente da República e o Primeiro Ministro fossem considerados "persona nom grata" nestas regiões.


A introdução de portagens nas autoestradas anteriormente designadas por SCUT (sem custos para o utilizador) continua a causar quebras junto das empresas de combustíveis que acompanham a redução do tráfego, chegando, nalguns casos, a atingir 60%.

A Galp, através de fonte oficial, refere que a introdução das portagens "provocou uma quebra nas vendas das áreas que nelas se localizam em linha com a quebra de tráfego registada nessas estradas que, em alguns casos, atingiu os 50 por cento".

 
"A partir da introdução de portagens nas ex-SCUT, a quebra nas vendas foi significativa, na ordem dos 50 por cento a 60 por cento. Esta situação agrava-se ao termos mantido os níveis de serviço independentemente do volume de vendas e ao vermo-nos confrontados com as mesmas despesas dos anos transatos", explicou à Lusa fonte oficial da Cepsa, empresa que tem seis áreas de serviço nestes trajetos.

Por seu lado, a Repsol, empresa que possui três espaços nas antigas SCUT, afirmou que a "redução da atividade nestas áreas de serviço tem estado em linha com a queda de tráfego verificada nas mesmas", sendo os serviços prestados "de acordo com o contratualmente estabelecido".

Já em março, questionadas pela Lusa, Galp, Cepsa e Repsol reconheceram que a introdução de portagens nas autoestradas A22 (Algarve) e A23, A24 e A25 (região Centro), em dezembro de 2011, lhes trouxe uma acentuada descida nas receitas em zonas de venda das áreas de serviço, combustíveis, tabacaria e restauração.

No final de 2010, a circulação tinha já passado a ser paga nas então SCUT da região Norte.

Fonte: Jornal de Notícias

1 comentário:

  1. Essa posição asssumida pela comissão de utentes do Algarve, é de fato marcar uma posição política. As comissões de utentes das ex. scut Norte Interior e Norte Litoral, tal como os autarcas da região, deviam assumir a mesma posição: Todos os membros do governo e da presidência deviam ser considerados "persona non grata" na região.

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