O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Norte tem 130 mil sem trabalho há mais de um ano

Fórum das Regiões: Este é o problema "mais social" de todos os problemas. Para o governo, este problema do Norte, não é problema ... até um dia. Só o nosso concelho de Paredes tem cerca de 7000 desempregados, oficialmente (na verdade são muitos mais), ou seja, cerca de 6% do número da região Norte.


O Norte de Portugal tem a segunda maior percentagem de desempregados de longa duração do país (50,5%), mais elevada do que todas as regiões espanholas, à exceção de Ciudad Autónoma de Melilla.

O Eurostat divulgou ontem dados sobre o desemprego regional da União Europeia (UE) em 2011, utilizando um método distinto do INE. Em vez de ter como referência a população ativa para calcular a taxa de desemprego de longa duração, o Eurostat avançou com as "quotas de desemprego", que representam a percentagem do total de desempregados à procura de emprego há mais de um ano.

PEDRO ARAÚJO E NUNO AGUIAR, Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário