O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eixo Atlântico quer rapidez na modernização da Linha do Minho

O Eixo Atlântico, instituição que reúne 34 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, anunciou, esta sexta-feira, que vai solicitar reuniões aos governos de Portugal e de Espanha para acompanhar os trabalhos da comissão que tem em mãos o processo de modernização da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo.

Segundo o presidente daquela estrutura e autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, que falava em encontro realizado, esta sexta-feira, naquela cidade, pretende o Eixo Atlântico "facultar o conhecimento que tem do território, para que esta modernização seja feita num curto espaço de tempo".

Em causa está a valorização da Linha do Minho entre Nine e a fronteira, troço com cerca de 100 quilómetros que se apresenta como o único que está, ainda, por modernizar, elevando-se os investimentos a realizar a perto de duas centenas de milhões de euros.

"Esta é uma cooperação que não é normal ver-se noutros projetos. Estão, aqui, representantes de um território que conta dois milhões de habitantes e mais de 22 mil empresas, território esse que tem de ter melhores condições de mobilidade", acrescentaria José Maria Costa.

Referindo-se à adoção de um sistema único de cobrança de portagens eletrónicas pelos dois países, reivindicação feita desde 2010 pelos municípios que integram a instituição, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, indicou que teve início uma fase experimental com vista à conversão dos sistemas, dando conta que os resultados desses trabalhos deverão ser conhecidos dentro de dois meses.

Luís Henrique Oliveira, no JN

Sem comentários:

Enviar um comentário