O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Matemática aplicada às Scut...

Fórum das Regiões: Uma maneira diferente de ver a questão, mas que não deixa de ser interessante. Bem vistas as coisas, houve mesmo um retrocesso tecnológico (num governo que se dizia "tecnológico")...

Uma das primeiras medidas do actual ministro da Educação foi aumentar as horas de ensino de matemática. Portugal tem maus resultados nesta disciplina. O ministro Nuno Crato, que já presidiu à Sociedade Portuguesa de Matemática, sabe o problema que tem em mãos. Foi aplaudido por aumentar as horas de matemática. Nada a dizer.


Nem é esse o tema de hoje. Mas tem a ver com a matemática. A que Paulo Campos, ex-secretário de Estado das Obras Públicas, impulsionou. Só pode ter sido esse o pensamento no Governo de José Sócrates quando se determinou o fim das SCUT (auto-estradas sem portagens para o utilizador) optando por um sistema de pórticos que nos faz recuar no tempo.

Um bom teste de matemática é viajar por uma ex-Scut e ir contando (sem calculadoras) pórtico em pórtico quanto se vai no final pagar. Uma nota pessoal para dizer que passei numa ex-Scut e chumbei. Perdi-me no cálculo, ao fim de uma série de pórticos.

O sistema de cobrança de portagens nas vias que antes eram Scut (tenho dificuldade em chamar auto-estradas a algumas dessas estradas) é retrógrado e muito pouco ajustado à nossa evolução tecnológica. Somos aquele País (lembra- -se?) que se orgulha de ter criado a Via Verde, que pode ser usada em todos os operadores e até em parques de estacionamento. Mas no que toca às Scut, se não tiver qualquer dispositivo electrónico ou a própria Via Verde, tem de ir, no prazo de cinco dias e só passadas 24 horas, a um posto dos correios ou a um agente Payshop pagar voluntariamente (os Correios em vias de privatização agradecem).

O mesmo é dizer que o Estado vai ter muito com que se entreter.... Aguardo para saber quantas portagens e multas estão por cobrar.

Passaram dois meses desde que todas as Scut passaram a ter portagens. Muitas deixaram, também, de ter tantos carros. Basta ver as estradas secundárias a ficarem com mais camiões. Muitos espanhóis. Fogem às portagens. E empresas do interior a queixarem-se. Mais um custo de contexto, entre tantos outros. Mais uma viagem neste Auto.

Estas empresas ficaram sem os benefícios fiscais para a interioridade. Outra provação neste Auto. Por muito que se queira mostrar um País descentralizado, a verdade é que as decisões são tomadas em Lisboa... Ainda ouvem falar de encerramento de tribunais, de freguesias, de autarquias. Neste jogo de interioridade tem de se estudar muito bem as reorganizações judiciárias ou as administrativas, sob pena de se aumentar a desertificação, que é real. Qualquer nova "portagem" contribuirá mais um pouco para isso. Cobrar vai ter efeitos perversos. E quando nesta viagem, as empresas perguntarem se podem passar, haverá um Anjo a dizer: "Não cures de importunar, que não podes vir aqui". O Diabo recebê-las-á. Gil Vicente já sabia.

Alexandra  Machado - amachado@negocios.pt

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