O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros

A cada trimestre, aumenta o valor dos fundos comunitários destinados às regiões em desenvolvimento mas aplicados em Lisboa. Em Setembro, atingiu os 191 milhões de euros, muito devido a um projecto dos serviços gerais da Universidade de Lisboa.

O investimento envolve a infra-estrutura informática, a gestão documental e a modernização dos serviços administrativos da Universidade de Lisboa. O investimento ronda os três milhões de euros, 1,4 milhões dos quais virão dos fundos comunitários dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país, o Norte, Centro e Alentejo, as chamadas regiões de convergência.

A aprovação está contemplada numa das três tipologias passíveis de ser utilizadas por entidades situadas em Lisboa, apesar desta região já não ter direito aos fundos em causa: o Sistema de Apoio à Modernização Administrativa do Estado (SAMA).

De acordo com dados do Observatório do QREN, no conjunto dos três programas que podem utilizar estas verbas, até Setembro Lisboa já tinha recebido 190,776 milhões de euros.

Jornal de Notícias

1 comentário:

  1. A "ladroagem" centralista na plenitude. Será que nós, cidadãos, não vemos isto? Não vemos o NORTE a continuar a ser expoliados de fundos que lhe eram destinados? E não fazemos nada? Percebem porquê que esta cambada não quer a REGIONALIZAÇÃO? À Madeira e aos Açores ninguém tira fundos comunitários, pela simples razão que não podem...

    ResponderEliminar