Referendo não viculativo "pró-independência" na Região da Catalunha!
A quase totalidade dos 20% de catalães que participaram domingo num referendo não vinculativo sobre a independência daquela região de Espanha votaram "sim", anunciaram os promotores da consulta quando estavam contados quase metade dos votos.
Participaram na votação - a quinta do género realizada desde 2009 - mais de 257 mil dos 1,4 milhões de eleitores com direito a voto, dos quais 91,64% concordam com a independência da Catalunha, contra os 7,32% que optaram pelo "não", segundo os resultados existentes quando estavam escrutinados 44,65% dos votos registados.
A plataforma vai organizar hoje uma conferência de imprensa para dar a conhecer os resultados completos do escrutínio.
O porta-voz da entidade promotora da consulta, o escritor Alfred Bosch, qualificou o resultado como "histórico", considerando que "Barcelona votou a favor da independência".
A pergunta que responderam os votantes foi: "Concorda que a Catalunha se deva tornar num país soberano, democrático, membro da União Europeia?".
A consulta independentista decorreu a poucos dias de o Parlamento da Catalunha votar uma proposta de lei da Solidariedade Catalã pela Independência (SI) que pretende negociar a independência com a comunidade internacional.
Parece-me uma ideia interessante para replicar na Regiao Norte de Porugal, a nossa região. Pelo menos servia como "teste de stress" aos partidos políticos que não aceitam, nem querem mudanças.
ResponderEliminar