O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


sexta-feira, 4 de março de 2011

ANA paga prémio alto a directora

A Ana - Aeroportos de Portugal, empresa pública presidida pelo socialista Guilhermino Rodrigues desde 2005, vai pagar a uma directora da empresa um incentivo de 50 mil euros para esta passar à reforma na Segurança Social. Maria Ludovina Simões, que terá 62 anos, reformou-se em Dezembro de 2010, mas continuou a exercer as funções de directora de Auditoria e Organização até ao final de Fevereiro, com a pensão suspensa.
O pagamento de um incentivo de valor apreciável a uma funcionária de uma empresa pública, para que esta aceite passar à situação de reforma antes dos 65 anos, ocorre numa altura em que Portugal atravessa uma grave crise orçamental e financeira. Por causa desta crise, o Governo foi obrigado a aumentar os impostos, apesar de o primeiro-ministro ter garantido várias vezes que isso não iria acontecer, e a aplicar cortes nos salários dos funcionários públicos e das empresas públicas, em 2011. E o próprio presidente da ANA já disse que a empresa vai cumprir a regra.
A empresa liderada por Guilhermino Rodrigues justifica o acordo com a directora de Auditoria e Organização de forma simples: "O incentivo a pagar à drª Maria Ludovina Simões faz parte de um programa, existente na ANA - Aeroportos de Portugal desde 2004, tendo em vista a optimização, rejuvenescimento e qualificação dos quadros da empresa".

Os responsáveis da ANA acrescentam ainda que "este programa assenta numa negociação entre a empresa e os trabalhadores e que se aplica nos mesmos termos a qualquer funcionário que saia da empresa, sem necessidade de substituição externa". A empresa garante que "não foi formulado nenhum convite à drª Maria Ludovina Simões para exercer qualquer cargo na ANA posteriormente à sua entrada na reforma", mas, segundo fonte conhecedora, Guilhermino Rodrigues terá convidado esta funcionária para ser assessora da administração a partir de Março.

Maria Ludovina Simões é, segundo a ANA, funcionária da empresa há 28 anos e directora de Auditoria e Organização há 14 anos.

INCENTIVO DA ANA CONTRARIA ESPÍRITO DA REFORMA

O incentivo financeiro da ANA - Aeroportos de Portugal à sua ex--directora de Auditoria e Organização contraria o espírito da reforma da Segurança Social aprovada pelo Governo de José Sócrates, em 2006.

Enquanto o novo regime da Segurança Social obriga os trabalhadores a permanecerem no activo até aos 67 anos para não receberem uma pensão mais baixa, a ANA deu um incentivo financeiro a uma funcionária para esta passar à reforma, com vista a rejuvenescer os seus quadros.

Gestão: Acordo destina-se a rejuvenescer os quadros da empresa

Sem comentários:

Enviar um comentário