O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Regionalização mais uma vez adiada

Sócrates adia regionalização por falta de condições para referendo nesta legislatura.
A moção de estratégia que José Sócrates leva ao congresso adia a regionalização, uma das principais 'bandeiras' do partido nos últimos anos, sublinhando que não estão reunidas condições para a realização de um referendo nesta legislatura.
"O facto é que, neste momento, as circunstâncias económicas e políticas - em boa parte dada a recusa do PSD em avançar efetivamente para a regionalização - não favorecem, de todo, este movimento. Ignorá-lo seria um sinal de falta de lucidez, que poderia conduzir à definitiva derrota da ideia da regionalização", lê-se na moção de estratégia que o secretário-geral do PS, José Sócrates, levará ao congresso do partido. Por isso, é ainda referido, deve-se "reconhecer que não estão reunidas as condições para a realização do referendo sobre a regionalização nesta legislatura". Apesar deste adiamento, José Sócrates reafirma a "defesa da ideia da regionalização" e a exigência de um referendo nacional.Porém, para a realização da consulta popular, exige-se que estejam reunidas as "condições políticas favoráveis a um resultado positivo", ou seja, é necessário construir um bloco maioritário que sustente nas urnas essa opção e, posteriormente, escolher a "oportunidade adequada" para desencadear um novo processo referendário.
por:Lusa

3 comentários:

  1. Será excessivo dizer que Sócrates não passa de um reles aldrabão, ou a "excelência" da figura não o recomenda?

    ResponderEliminar
  2. Eu sou independente politicamente, e não abdico desse estatuto.
    Mas vou abrir uma excepção na minha postura de não fazer juízos sobre líderes políticos, porque isto ultrapassa todas as marcas do razoável, do possível e do imaginário.
    Este homem é um aldrabão de cima a baixo. Não tem pejo em fazer promessas, justificá-las e elogiá-las, criticando quem defende o contrário; e menos pejo tem ainda em, quando lhe dá jeito, dizer exactamente o contrário, desfazer promessas, arranjar justificações, voltar a auto-elogiar-se e criticar quem não o defende.
    Foi assim desde que está no Governo. Promete uma coisa e faz exactamente o contrário
    Não há paciência para estas lideranças políticas. É demais. Basta! Precisamos de uma reciclagem profunda nesta classe política!

    ResponderEliminar
  3. Que credibilidade pode ter um sugeito destes, que nao cumpre nada do que promete!
    De facto necessitamos como de agua para a boca, de uma profunda reforma do nosso sistema politico!

    ResponderEliminar