O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A fuga das galinhas

Basta ler este artigo de Joana Amaral Dias para perceber muitos dos problemas que atravessam diametralmente a sociedade portuguesa, no que toca a cargos de gestão e respectiva remuneração, comparativamente com os nossos amigos europeus.
O Fórum das Regiões não diria melhor...
" Ser curto, preciso e conciso é uma arte !
Joana Amaral Dias consegue-o ser com mestria.
Leiam o seu artigo abaixo e julguem-na.
Abril 2010
Pensar alto

A fuga das galinhas
Um gestor vale mais do que quem salva vidas e cria (vários tipos) de riqueza como um médico ou um cientista? Qual é o dom especial que possuem para que ganhem muito mais que todos os outros? Não se sabe. Mas essa ignorância não altera os rendimentos.
Mesmo que os resultados empresariais derivem de uma extensa cadeia. Mesmo que todas as empresas devam ter um papel social. Pois é. Os nossos trabalhadores são dos mais mal pagos da Europa, mas os gestores são dos mais bem pagos. Um gestor alemão recebe dez vezes mais que o trabalhador com o salário mais baixo na sua empresa. O britânico 14. O português 32. Mas, segundo um estudo da Mckinsey, Portugal tem dos piores gestores. Logo, quando se fala em reduzir direitos e salários, a quem nos devemos referir? Lógico? Não. Dizem que os bons gestores escasseiam e é necessário recompensá-los. Senão, fogem do país. Ok. Então, é simples. Se são assim tão poucos, ide. Não serão significativos na crescente percentagem de fuga dos cérebros que estavam desempregados/explorados. Depois, contratem-se gestores alemães ou ingleses. Por lá, não rareia tanto a qualidade. Estão habituados a discutir não só ordenados mínimos como ordenados máximos. E sempre são mais baratinhos.".

Joana Amaral Dias, Docente universitária

"O amor não tem cura,
mas é o único remédio
para todas as doenças."

2 comentários:

  1. Portugal no seu melhor.
    "Jovem dirigente do PS ganha o salário de assessor a tempo inteiro ao mesmo tempo que recebe subsídios do IEFP para criar o seu posto de trabalho. Empresa criada está inactiva."

    ResponderEliminar
  2. Portugal no seu melhor.

    "Empresas do estado não são abrangidas pela diminuição salarial para 2011.
    Argumento: Caso isso acontecesse, todos os seus funcionários e gestores debandariam de imediato para o setor privado".

    Isto foi aprovado à sucapa pelo chamado "bloco central de interesses".

    Portugal no seu melhor, de facto.

    ResponderEliminar