O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mais de 300 cidadãos da região participaram em Fórum em Lisboa
M6N deu mote para criar associação nacional de defesa da água pública
Mais de 300 cidadãos oriundos de Paços de Ferreira, Paredes e Lousada deslocaram-se, no passado dia 29 de Outubro, ao auditório da Sociedade do Operário, em Lisboa, para participar no Fórum 'Não à Privatização da Água', refere o Movimento 6 de Novembro em nota de imprensa.
  Só do concelho de Paços de Ferreira, "conhecido nacionalmente por ser o concelho onde se paga a água mais Cara de Portugal", foram quatro autocarros, destaca o M6N.
Perante centenas de cidadãos, coube a Humberto Brito lançar as bases da criação de uma associação de âmbito nacional (ANAP – Associação Nacional da Água Pública) cujo objectivo passa pela defesa da gestão pública da água contra os interesses do Governo actual e das multinacionais do sector, diz nota de imprensa. "Num momento em que o nosso país e as populações estão confrontados com a mais grave crise económica e social das últimas décadas, a privatização da água, a concretizar-se, tornaria ainda pior, deixando o país mais dependente, desigual e injusto", acrescenta a comissão executiva do M6N.

"Estamos aqui porque acreditamos que juntos vamos conseguir impedir a entrega da água e da sua gestão aos privados, à ganância do lucro fácil, feito à custa dos cidadãos. Estamos aqui, porque sabemos o que é pagar a água mais cara de Portugal. Sabemos e sofremos os custos da privatização", disse Humberto Brito no seu discurso. Segundo o pacense, esta nova associação que pretende defender a água pública permitirá uma voz própria e devidamente organizada que consiga responder em tempo útil às populações. "Vamos todos lutar com todas as nossas forças até que se consagre a proibição da privatização da água em Portugal", referiu Humberto Brito.

No fórum usou ainda a palavra José Henriques Soares, representando o concelho de Paredes, que frisou a gravidade da situação vivida no município "com a empresa Veolia e a cobrança de valores sem contratos", refere a nota de imprensa. No encontro participaram anda cidadãos, movimentos cívicos e associações dos concelhos de Lousada, Barcelos, Gondomar, Marco de Canaveses, Valongo e Porto.

Segundo o M6N, a nova associação já recolheu mais de 500 subscrições.

http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?secao=pacos_ferreira&id=19817

Sem comentários:

Enviar um comentário