O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estado esconde pensões dos políticos

Comissão de Protecção de Dados considerou informação confidencial o nome de quem recebe pensões vitalícias.

A Assembleia da República passou a estar impedida de divulgar o nome dos beneficiários das pensões vitalícias.

Isto porque a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que a subvenção vitalícia não é uma informação pública.

O que até aqui a Assembleia da República divulgava, vai, assim, ficar impedida de o fazer.
A decisão da CNPD abrange os beneficiários da pensão vitalícia, mas também os que pessam o subsídio de reintegração, pago aos políticos que cessam os cargos e ficam no desemprego. E o montante do subsídio também não pode ser tornado público.

"Relativamente à indicação nominal dos senhores ex-deputados que solicitaram quer a subvenção mensal vitalícia quer o subsídio de rentegração, a Comissão Nacional de Protecção de Dados, na sua deliberação nº 14/2011, considera que as informações respeitantes a esta matéria são dados pessoais, não públicos, pelo que não é possível responder às questões colocadas", respondeu ao "Correio da Manhã" a Assembleia da República.

Em 2011 prevê-se que a despesa com pensões vitalícias seja de 2,1 milhões de euros. Esta foi criada em 1985, mas extinta em 2005. Neste momento existem cerca de 400 beneficiários das pensões vitalícias.

Jornal de Negócios  Online - negocios@negocios.pt

1 comentário:

  1. É por estas e por outras que este País não vai a lado nenhum, só se preocupam em esconder a realidade ao POvo! Miseráveis.

    ResponderEliminar