O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cavaco e Rio no 10 de Março

Os dias 9, 10 e 11 de Março vão ficar com certeza na história da maior crise económica, financeira e política da democracia portuguesa. Vamos a factos. Cavaco Silva toma posse para o seu segundo mandato de Presidente da República no dia 9 de Março.
O discurso no Parlamento é arrasador para o Governo. Dia 10 de Março. Cavaco Silva recebe em Belém Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, apontado por muitos como o líder que pode levar o PSD ao poder e que manifestamente não está próximo da liderança de Passos Coelho. Horas mais tarde, o líder do PSD recebe um telefonema de Sócrates e vai a S. Bento falar com o primeiro-ministro sobre o PEC 4. Dia 11 de Março. O ministro das Finanças divulga o novo pacote de austeridade e o secretário-geral do PSD vem dizer que são positivos todos os cortes na despesa. Ao mesmo tempo são enviadas SMS aos deputados do PSD para ficarem em silêncio. Nesse mesmo dia, Marco António Costa avisa Passos Coelho do encontro de Rui Rio com Cavaco Silva e atira-lhe com a famosa frase que levou o líder do PSD a rejeitar não só o PEC 4 como qualquer negociação com o Governo: "Pedro! Ou vais para eleições no País ou vais ter eleições internas".
PSD II: ALGAZARRA ENTRE MENEZES E MARCO
A escolha de Fernando Nobre para cabeça-de-lista do PSD em Lisboa e para presidente da Assembleia da República deu no que deu. Mas antes desta solução de última hora, muita água correu para as bandas da S. Caetano. A história meteu António Capucho e Marques Mendes. Quando soube que o ex-líder podia ir para as listas, Luís Filipe Menezes teve um ataque de fúria e acusou Marco António Costa, seu amigo, de andar a traí-lo com um dos seus maiores adversários. Bonito.
GOVERNO: TEIXEIRA À BEIRA DA LOUCURA
O ministro das Finanças anda de cabeça perdida com a oposição, em particular com o PSD. Teixeira dos Santos está tão irritado e nervoso que Sócrates achou por bem afastá-lo das negociações com os partidos. É que um dia destes ainda havia uma cena de pancada inédita na nossa querida democracia.
PS: UM SEGURO CHEIO DE MARKETING
Congresso do PS, em Matosinhos. A Comunicação Social esperava com grande ansiedade a chegada de António José Seguro, o eterno candidato à sucessão de Sócrates. Sexta-feira, nada. Sábado de manhã, nada. Mas eis que os jornalistas começam a receber SMS muito interessantes. O doutor está a 20 km de Exponor, agora já está a 10, falta muito pouco para a grande chegada. Pronto. É agora. E foi. Seguro entrou como uma vedeta mas aos costumes continuou a dizer nada.

Por:António Ribeiro Ferreira (correioindiscreto@cmjornal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário