O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Autarca de Amarante diz sentir-se "desrespeitado pelo Governo"

O presidente da câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS), disse esta quinta-feira à agência Lusa sentir-se "desrespeitado pelo Governo" no processo de encerramento da Linha do Tâmega.


"Sinto-me desrespeitado, porque deveria ter sido informado previamente pelo Ministério das decisões", afirmou. O presidente da autarquia reafirmou que aguarda desde o Verão para ser recebido pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, sem que até hoje haja resposta do seu gabinete. "Lamento muito a forma como o senhor secretário de Estado tem gerido este dossiê sem nos dar qualquer informação", acrescenta o edil. O único troço da linha do Tâmega que ainda se mantinha com circulação regular foi encerrado no final de Março de 2009 com o argumento de que eram necessárias obras de requalificação. Poucos dias depois, a então secretária de Transportes, Ana Paula Vitorino, deslocou-se a Amarante, onde garantiu aos autarcas da região, incluindo o de Marco de Canaveses, concelho também servido pela linha, que a infra-estrutura voltaria a funcionar. A secretária de Estado foi recebida nesse dia em Amarante com protestos da população que temia que o anúncio das obras justificasse apenas o encerramento do troço. Os carris da linha desde Amarante até à Livração (Marco de Canaveses) foram levantados nos meses seguintes, mas a obra de requalificação nunca mais avançou com o argumento da crise orçamental, assumido em Julho de 2010 pelo Governo. Já nessa altura, numa reação à decisão da tutela, o autarca de Amarante, assumia à Lusa "estar estupefacto, porque havia compromissos solenes de membros do Governo". "Vou pedir com carácter de urgência uma audiência com o senhor ministro das Obras Públicas para lhe manifestar o nosso profundo descontentamento", afirmava à Lusa o autarca socialista. Oito meses depois, Armindo Abreu ainda não obteve resposta aos pedidos de audiência, afirmando "estar de mãos atadas neste processo", aguardando pelo novo Governo para procurar perceber o que se perspectiva para a Linha do Tâmega. Dois anos depois do encerramento da ligação ferroviária centenária, Alfredo Gonçalves, porta-voz da Comissão de Defesa da Linha do Tâmega, lamenta o que se está a passar. Em declarações à agência Lusa, "lamenta que tudo tenha sido tratado nos gabinetes para que ninguém soubesse o que se estava a decidir". O representante da comissão lembra que, em Março de 2009, alertou que o anúncio de obras na linha e a consequente suspensão de circulação por dois anos "era apenas para iludir e enganar a população". "Já se sabia que eles queriam encerrar a linha", vincou.

1 comentário:

  1. Claro que era só para enganar e já agora, confirmem se os carris que foram levantados da dita linha, não foi "empreitada" entregue a uma das empresas do sucateiro Godinho e a um preço chorudo, ou seja, ele recebe da CP para levantar os carris e depois ganha ainda mais, porque os vende por um balúrdio!!! Há dúvidas? Perguntem ao Vara...

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