O "tic-tac" que refiro até poderia ser o do Barcelona, mas não é de futebol que falamos, é mesmo do mais puro e refinado centralismo.
As afirmações críticas que lemos nos artigos de opinião de Rui Moreira e de Jorge Fiel, nas páginas do JN, teem todo o sentido e são o aviso daquilo que há anos está para acontecer, ao longo de sucessivos governos e que agora volta a estar na agenda deste (des) governo neo liberal.
Em boa verdade e isso faz parte da história, sempre que algo de sucesso acontece ou há no Norte, rápidamente o centralismo Lisboeta procura "abocanhar" e roubar-nos essas virtudes. Lembram-se do sucesso que era Red Bull Air Race, as corridas de aviões no Rio Douro? E o que lhe aconteceu?
Agora o alvo imediato é o sucesso que o Porto de Leixões tem apresentado, quer em volume de tráfego transitário, quer nos lucros apresentados. A solução do centralismo, não é potenciar ainda mais este sucesso, mas sim constituir uma holding para a gestão de todos os Portos, com centro de decisão em Lisboa. Com isto, o Norte perde poder, influência e o sucesso/lucro para "outro espaço" geográfico.
Mas eles teem outros alvos, o próximo, certamente, será o "sucesso" que o Aeroporto Sá Carneiro tem vindo a apresentar, considerado que é como um aeroporto de referência na Europa potenciado pelos voos low-cost.
O "tic-tac" também poderá ser de uma bomba relógio, com retardador, mas que tenderá a rebentar. Mas isto só acontecerá...se nós deixarmos.
Norte, sempre.
José Henriques Soares
Sobre este assunto, o PSD Porto, pronunciou-se da seguinte forma, no JN:
"Esta política está a ir longe demais. Nem o Salazar, em regime de ditadura, teve a coragem de efectuar tamanha centralização de competências e de centros de decisão em Lisboa", afirma Virgílio Macedo. "O porto de Leixões é uma estrutura fundamental para a Região Norte e para a economia local. Tem bons resultados. Para quê mexer? Para estragar?", questiona o líder do PSD do Porto. O aviso alarga--se também ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. "Numa situação de privatização na ANA, temo que o aeroporto do Porto perca a importância que hoje tem para a região". Segundo Virgílio Macedo, o que tem feito crescer a estrutura são os voos low cost, dado que a maioria dos voos TAP parte de Lisboa.
Avisos à navegação política do País, que o líder do PSD-Porto diz já ter feito directamente os responsáveis do Ministério da Economia.".
Nota: Cá para nós, Virgilio Macedo será para descartar rápidamente, está a falar (bem) demais...
Sobre este assunto, o PSD Porto, pronunciou-se da seguinte forma, no JN:
"Esta política está a ir longe demais. Nem o Salazar, em regime de ditadura, teve a coragem de efectuar tamanha centralização de competências e de centros de decisão em Lisboa", afirma Virgílio Macedo. "O porto de Leixões é uma estrutura fundamental para a Região Norte e para a economia local. Tem bons resultados. Para quê mexer? Para estragar?", questiona o líder do PSD do Porto. O aviso alarga--se também ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. "Numa situação de privatização na ANA, temo que o aeroporto do Porto perca a importância que hoje tem para a região". Segundo Virgílio Macedo, o que tem feito crescer a estrutura são os voos low cost, dado que a maioria dos voos TAP parte de Lisboa.
Avisos à navegação política do País, que o líder do PSD-Porto diz já ter feito directamente os responsáveis do Ministério da Economia.".
Nota: Cá para nós, Virgilio Macedo será para descartar rápidamente, está a falar (bem) demais...
Amigo Virgílio Macedo, mantem-te atento, cá para mim vão por-te um par de patins rápidamente, porque o atual PSD só quer Yess man`s e não gente que pensa e fala...
ResponderEliminarCá para mim, já foste!