O presidente da câmara de Esposende, João Cepa, confirmou hoje à Lusa que pediu a desfiliação do PSD após uma militância de 21 anos, devido a “um acumular de situações” que o deixaram “desiludido” com o partido.
Segundo o autarca, o PSD “nunca deu a devida atenção” ao concelho de Esposende, onde há 26 anos o partido “não perde uma única eleição” para a câmara municipal.
Cepa admitiu que a “gota que fez transbordar o copo” terá sido o facto de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também líder do PSD, ter declinado o convite para estar presente nas comemorações do Dia do Município, a 19 de Agosto.
“Fiquei triste, porque tinha falado com ele [Passos Coelho] atempadamente, mas o seu gabinete informou-me que não poderia estar presente, por questões de agenda”, referiu.
Acrescentou que nesse mesmo dia fez seguir para o secretário-geral do PSD o pedido de desfiliação, “que é irreversível”.
O autarca de Esposende também não poupou críticas ao actual Governo, pelas suas “mudanças de opinião” a respeito de questões como o TGV ou os impostos.
“Se ontem à palavra TGV reagíamos com um enérgico ‘nem pensar’, hoje já reagimos com um ‘vamos ver’. Já ninguém sabe com o que pode contar. Um dia adormecemos com despesas de 10, no dia seguinte acordamos com encargos de 12”, criticou.
Com ironia, Cepa até propõe que o país, até como forma de “estimular a economia”, aposte na produção de bússolas “para que alguns políticos consigam encontrar o norte”.
“Estou a falar no norte geográfico, que tanto tem sido esquecido pelo poder central, mas também no norte no sentido de rumo, para acabar com esta situação de hoje diz-se uma coisa e amanhã já se defende uma completamente diferente”, explicou.
Actualmente com 42 anos, João Cepa assumiu a presidência da câmara aos 28, quando o então presidente eleito renunciou ao mandato.
Nos três actos eleitorais seguintes, foi o cabeça de lista do PSD e ganhou sempre.
Por Lusa/Jornal Publico 22.08.2011
Coerência
ResponderEliminarAgora, para ser coerente, só lhe resta abandonar o cargo de Presidente da Camara de Esposende. Para não pensarem que se serviu deste lugar por ter sido do PSD.É o que eu penso.
Parabéns pela sua posição. Demonstra coragem perante uma sociedade comandada por carneirinhos.
ResponderEliminarNão se arrependa pois, só assim se pode batalhar pela verdade.
Também sou militante, secretária da mesa do plenário e envergonhada pelos responsáveis pelo meu partido local e nacional.