O "Fórum das Regiões", defende uma Região Norte coincidente com a actual região-plano (CCDR-N) e um modelo de regionalização administrativa, tal como o consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O "Fórum das Regiões", considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que a Região Norte se depara.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

COMO SE BRINCA COM O DINHEIRO PÚBLICO - continuação?

COMO SE BRINCA COM O DINHEIRO PÚBLICO - continuação?

Na gestão dos municípios, também existem autarcas Presidentes de Câmara que gostam de brincar com o erário público, porque nada lhes toca pessoalmente e no que diz respeito ao seu património. Vejamos ainda um outro exemplo do autarca de Paredes!

Na próxima 3ª feira, dia 5 de Outubro, é o feriado que comemora a implantação da República. Torna-se um dia ainda mais emblemático, porque se comemora o Centenário da República (1910 – 2010).
Em tempos de crise económico-financeira, aliás como estamos a sentir na pele hoje em dia, o Governo da República criou no ano passado uma comissão para gizar um programa e gerir as comemorações desta data. O que os portugueses não sabem é que o orçamento para este programa é de 10 milhões de euros (ou seja 2 milhões de contos!!!.), retirados directamente do Orçamento de Estado. Admirados? Eu não.
Paralelamente e em competição com o governo, o município de Paredes está a ser pródigo no desbaratar do orçamento municipal. Num primeiro momento, quis investir 1 milhão de euros na construção de um mastro com 100m de altura. Inviabilizada esta intenção, o autarca de Paredes, Celso Gomes Ferreira, tratou de encontrar um momento alternativo para lhe dar a visibilidade que ele tanto gosta.
À sombra do projecto “Uma fábrica para Timor”, que é de facto de louvar, o autarca promove por estes dias uma conferência de doadores, cuja intenção é positiva, mas que teremos de avaliar os seus resultados práticos num futuro próximo.
De visita a Paredes para esta conferência e para outros actos institucionais está o Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta.
Até aqui tudo muito bem. Agora, o que não havia necessidade é a Câmara Municipal instalar a comitiva e o convidado, num Hotel de 5 estrelas algures para o lado da Régua, fazer um passeio de barco (na frota da DouroAzul) entre a Régua e o Porto com os convidados e mais uma série de gente do “sistema” Paredense, que foram de autocarro até à Régua, para depois virem de Barco e alugar (esta carece de confirmação) uma frota de carros topo de gama da Volvo, para servir os visitantes. Tratá-los com dignidade, muito bem, mas esbanjar dinheiro do orçamento municipal, não é justo.
A sede de protagonismo de uma pessoa, terá de limites neste Concelho. Esta desgovernação é tanto mais grave, quanto a crise é mais profunda e atinge os mais pobres e mais carenciados. Não é justo, que quando se aplicam medidas de corte nas despesas e aumentos de impostos, se continue a ter uma gestão autárquica de novo-riquismo e de desbaratar os dinheiros do município.
Basta de ver o erário público ser delapidado sem regra, sem responsabilidade e, infelizmente como tem sempre sido, sem responsáveis. Basta! Basta! Basta.


Fórum das Regiões
www.forumdasregioes.blogspot.com e forumdasregioes@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário